À beira das medalhas no Campeonato Nacional de Lançamentos Longos sub18

À beira das medalhas no Campeonato Nacional de Lançamentos Longos sub18

Diana Camejo volta a bater os recordes distritais de Dardo 500g, sub16 e sub18, mas perde a medalha de bronze no 6º e último lançamento! 

 

A Federação Portuguesa de Atletismo realizou na pista de Sobreda da Caparica, em conjunto com a Associação de Atletismo de Setúbal e a Câmara Municipal de Almada, o Campeonato Nacional de Lançamentos Longos para os escalões de sub20 e sub18, acrescentando ainda, excecionalmente, as provas de lançamento do peso.

Nestes nacionais, que registaram 120 inscrições de atletas de clubes de 15 das associações de atletismo, apadrinhados pelo recordista nacional do lançamento do dardo, o benfiquista Leandro Ramos, o primeiro português a lançar acima de 80 metros, a Academia José Jacob apresentou-se com 3 jovens atletas, sendo dois ainda do escalão de sub16, Diana Camejo, Guilherme Velez e o sub18 de 1º ano José Silva. Se é dificil para qualquer jovem atleta do seu escalão, conseguir ter marca de qualificação para participar num Campeonato Nacional, mais dificil é ainda dois atletas conseguiram o feito sendo do escalão etário abaixo, o sub16, e ainda cada um dos 3 atletas portalegrenses ter conseguido marcas de qualificação em duas disciplinas dos lançamentos.

Também os números estatisticos são significativos , e revelam o nível da formação do clube, com a Academia José Jacob a ser o 5º clube em 42 clubes representados, com mais atletas presentes,(3) e o 3º clube com mais participações (6).

Diana Camejo e o seu treinador viveram momentos de felicidade e tristeza, já que a atleta ocupou o 3º lugar desde o 1º lançamento, com 37,60 metros, marca recorde distrital de sub16 e sub18, mas viram  esfumar-se a sua medalha de bronze, no 6º e derradeiro lançamento quando a atleta que seguia atrás de si  com 37,35 metros, lançou 38,06 metros. Ainda teve hipótese de responder com o seu 6º lançamento mas ficou pelos 36,15 metros.   

Também José Silva esteve tão perto de conquistar a medalha de bronze, mas foi infeliz já que dos 6 lançamentos efetuados, apenas o 1º foi válido com 35,86 metros a 71cm do bronze.

Dos 3 atletas presentes , todos multi-recordistas distritais, com marcas que fazem deles os melhores atletas lançadores de sempre do distrito de Portalegre, apenas Guilherme Velez competiu pela primeira vez num campeonato Nacional, já que os restantes tiveram no ano de 2020 duas participações em Campeonatos Nacionais sub18. Os atletas são assim também os portalegrenses,  que obtiveram melhores resultados em Campeonatos Nacionais, em conjunto com Catarina Ribeiro  também atleta da Academia José Jacob, que foi 4ª em Agosto 2020 no Campeonato Nacional de sub20, nos 100m barreiras, e uma semana depois 5ª no Campeonato Nacional de Portugal na mesma disciplina.

 

Lançamento do Peso 5kgs:

6º José Silva – 12,44 metros

7º Guilherme Velez – 12,30 metros ( recorde Pessoal)

Lançamento do Dardo 500g:

4ª Diana Camejo – 37,60 metros ( recorde distrital sub16 e sub18)

Lançamento do Dardo 700g:

7º Guilherme Velez – 45,99 metros

Lançamento do Disco 1kgs:

7º Diana Camejo – 24,

Lançamento do Disco 1,5kg

4º José Silva- 35,86 metros

 

.

Muitos parabéns a todos os atletas envolvidos que representaram, brilhantemente, a Academia José Jacob, que mantém a tradição no nosso clube no setor de lançamentos, afirmando-se uma vez mais como uma referência a nível nacional.

Resultados completos na página FPA Competições.