Balanço época 2019-2020 – Campeonatos Nacionais: Catarina Ribeiro 4ª nos sub20 e 5ª nos Séniores, 6 atletas, 11 participações

Balanço época 2019-2020 – Campeonatos Nacionais: Catarina Ribeiro 4ª nos sub20 e  5ª nos Séniores, 6 atletas, 11 participações
                     Balanço época 2019-2020 - Campeonatos Nacionais:6 atletas,11 participações, 
Catarina Ribeiro 5ª no Campeonato Nacional de Portugal

Os Campeonatos Nacionais de Atletismo, seja para que escalão for desde a formação aos séniores e veteranos, são sempre odeeradeiro objetivo e o topo a alcançar para qualquer atleta, já que a nível nacional não existe competição, mais importante e desejada do que o Campeonato Nacional. A participação em qualquer campeonato Nacional de Atletismo em Pista, seja coberta ou ao ar livre está contudo condicionada, e apenas aberta aos atletas que conseguem alcançar a marca de qualificação imposta. Portanto não basta querer estar presente, tem que “merecer”, isto é tem de ter nível para estar presente.

A Academia José Jacob, desde a sua fundação, tem como grande objetivo e designio proporcionar uma formação,   

acompanhamento e ensino técnico qualificado, de qualidade, uma formação superior , na prática do Atletismo como modalidade base, e abrangente, indispensável para o crescimento saudável das crianças e jovens, criando e estimulando a criação de hábitos saudáveis bem como princípios e valores para a vida. É nossa vontade e desejo, de proporcionar a todos os jovens que integrem os nossos quadros o necessário acompanhamento que lhes permita a entrada e assegure as etapas de Rendimento Desportivo, com a participação nas grandes competições nacionais e internacionais da modalidade.

Fazendo jus aos nossos desejos, na época 2019/2020 e apesar de ser uma época bastante atípica, com os treinos e competições interrompidos entre 13 de março e 31 de maio, conseguimos resultados bastante significativos e encorajadores, quer a nível da aprendizagem e consolidação das técnicas da modalidade, como conseguimos com destacadas presenças nas competições distritais, com inúmeras vitórias, quer coletivas, quer individuais, quer nos campeonatos nacionais ao ar livre, e em pista coberta, melhorando inclusive o número e qualidade das participações em campeonatos nacionais, sendo o único clube do distrito de Portalegre, com atletas presentes nos campeonatos nacionais e assim a responsabilidade de representar o atletismo do distrito de Portalegre.

A grande estrela da época foi Catarina Ribeiro que conseguiu os melhores resultados, atingindo o patamar máximo, ao participar pela primeira  vez no Campeonato Nacional de Séniores onde foi 5a classificada, e conseguindo ainda o 4º lugar no Campeonato Nacional de sub20 , o seu escalão,  num total  de  4 participações em campeonatos nacionais, dois em pista coberta e dois ao Ar Livre 5ª 

Resumo dos campeonatos Nacionais: 

 
CAMPEONATO NACIONAL DE PISTA COBERTA – Sub 20,  16 de fevereiro ( Pombal)

Realizada em Pombal esta competição contou com Catarina Ribeiro, competindo nos 60 metros barreiras,  num total de 3 séries eliminatórias,  24 atletas, apurando os 8 melhores tempos para a final, e com a nossa atleta a ficar muito perto da final, ao obter o 10º melhor tempo.

Catarina Ribeiro – 60 metros barreiras 0,84m

4º lugar eliminatória 3  : 9,62″ ( 10º lugar na geral)

———————————————————————————————————————————————————-
TRIATLO TÉCNICO NACIONAL Sub16 – 29 de fevereiro ( Alpiarça)

Esta competição nacional foi realizada a nível de representação de associações distritais, e foi reservada para os atletas que venceram a competição distrital.

Selecionados da Academia José Jacob para a prova foram 3 atletas, Matilde Feiteirona, Carlos Fernandes em sub16 e Guilherme Fernandes sub18, contudo o ultimo por doença não pode participar.

Matilde Feiteirona – Triatlo Técnico Sub 16  

14º lugar:  1280 pontos

Carlos Fernandes – Triatlo Técnico Sub 16

17º lugar: 1074 pontos

 ———————————————————————————————————————–

CAMPEONATO NACIONAL DE LANÇAMENTOS LONGOS Sub18 – 8 de março ( Vagos)

Neste campeonatos  disputados em Vagos dia 8 de março, tivemos a estreia de dois atletas ainda iniciados sub 16, que com muito mérito atingiram as marcas de qualificação pedidas aos atletas juvenis Sub18.

Diana Camejo – Dardo 500g 

9º lugar – 30,50 metros

José Silva – Disco 1,5 kg

13º lugar – 27,26 metros

————————————————————————————————————————————————————–

CAMPEONATO NACIONAL DE PISTA COBERTA – Esperanças Sub 23,  08 de março ( Braga)

Realizada em Braga esta competição contou com Catarina Ribeiro, e José Bancaleiro. Catarina competiu nos 60 metros barreiras,  num total de 3 séries eliminatórias, 19 atletas, apurando os 8 melhores tempos para a final.

Já José Bancaleiro esteve presente no Lançamento do peso 7,260 kg, em final direta. 

Catarina Ribeiro – 60 metros barreiras 0,84m

5º lugar eliminatória 3  : 9,75″ ( 12º lugar na geral)

José Bancaleiro – Lançamento do peso 7,260kg

15º lugar – 9,74 metros

————————————————————————————————————————————————

CAMPEONATO NACIONAL Sub18 – 1 de agosto ( Lisboa)
 
Realizada em 5 pistas diferentes devido ao estado de pandemia,COVID-19, estiveram presentes Diana Camejo e José Silva, ambos sub16, ambos a competir em Lisboa, no Estádio Universitário.

Diana Camejo – Dardo 500g 

8º lugar final – 31,01 metros

José Silva – Disco 1,5 kg

11º lugar final – 32,18 metros

————————————————————————————————————————————————

CAMPEONATO NACIONAL Sub 20,  2 de agosto ( Lisboa)

Realizada em 3 pistas diferentes devido ao estado de pandemia COVID-19, Catarina competiu em Lisboa, no Estádio Universitário, nos 100 metros barreiras,  sendo 4a classificada no cômputo das 3 eliminatórias, tendo sido apurada para a final, onde foi de novo 4º classificada.

Catarina Ribeiro – 100 metros barreiras 0,84m

4º lugar – Eliminatórias  : 17,47″.

4º lugar – Final : 17,38″.

————————————————————————————————————————————————

CAMPEONATO NACIONAL PORTUGAL,  2 de agosto ( Lisboa)

Realizada em 3 pistas diferentes devido ao estado de pandemia COVID-19, Catarina tornou-se a primeira atleta portalegrense e da Academia José Jacob a participar num Campeonato Nacional de Portugal nos 100 metros barreiras 0,84m,  o que já de si é um grande feito, e acabou por realizar a melhor marca da época, embora longe do seu melhor. A competição decorreu em Lisboa, no Estádio Universitário,  sendo 5ª classificada no cômputo das 3 eliminatórias, tendo sido apurada para a final, onde foi de novo 5ª classificada.

Catarina Ribeiro – 100 metros barreiras 0,84m

5º lugar -Eliminatórias  : 17,18″.

5º lugar – Final : 17,64″

————————————————————————————————————————————————

 

               CATARINA RIBEIRO

                 DIANA CAMEJO

              MATILDE FEITEIRONA

                      JOSÉ SILVA

               CARLOS FERNANDES

 

                JOSÉ BANCALEIRO