Entrevista a José Bancaleiro

Entrevista a José Bancaleiro

Entrevista a José Bancaleiro

Estivemos à conversa com José Bancaleiro após ter assinado com a Academia José Jacob                              

José Bancaleiro é um dos nomes sonantes que ingressou na Academia José Jacob, para prosseguir a sua carreira, na época 2018/2019. É considerado uma promessa dos lançamentos, tendo inclusive estado presente numa Concentração de Jovens lançadores da Federação Portuguesa de Atletismo, entre abril e maio de 2018 no Algarve. Chegou da Casa do Benfica em Portalegre, depois de quatro épocas no clube onde se iniciou a Escola Básica José Régio, tem 18 anos e detém 6 recordes distritais AADP,  cinco deles no setor de lançamentos;

Lançamento do Peso (sub16) Iniciados pista coberta,

Lançamento do Peso (sub 20) Júniores  ar livre,

Lançamento do Peso (sub20) Júniores em  pista coberta,

Lançamento do Disco (sub18) Juvenis,

Lançamento do Disco (sub20)  Júniores,

e ainda o recorde de 250m, (sub16) Iniciados.

Jé esteve presente enquanto (sub18) Juvenil nos Campeonatos Nacionais, quer de pista coberta, quer ao ar livre, na disciplina de Lançamento do Peso, e tem sido um atleta com presenças habituais nos rankings nacionais.

 

Em conversa com o atleta, perguntamos o significado de ter assinado pela Academia José Jacob?

É um orgulho enorme pertencer a este clube em que sinto que vou poder estar a lutar pelos pódios seja a nível distrital ou nível nacional com a ajuda do meu treinador que está comigo à 5 anos, vai fazer 6. O Professor José Jacob tem-me ajudado imenso no meu rendimento ao longo deste tempo todo mesmo com altos e baixos”.

 

Quais os teus objetivos para esta época?

Esta época é a minha segunda época como Júnior, e tenho como objetivo alcançar os mínimos para o campeonato nacional no lançamento do disco , e assim estar presente na principal competição nacional do meu escalão e vencer a maioria das competições a nível nacional e todas a nível distrital na área de lançamentos, melhorando as minhas marcas e batendo os meus recordes.

 

Sobre a tua carreira desportiva e postura na competição como te defines?

Enquanto atleta confesso não me acho sério o suficiente, quero corrigir isso esta época e ter uma postura mais decidida e concentrada com máximo foco no momento competitivo.

 

Como te sentes em competição?

“Sou um atleta que não gosta de sentir que não deu tudo, gosto sempre de ter um concurso linear, sou perfecionista, odeio quando as coisas não estão a sair bem, adoro quando consigo no início do concurso uma boa marca,

 

Em algumas competições realizadas no distrito de Portalegre, tens referido que te sentes prejudicado porque apenas podes fazer 3 lançamentos, quando na generalidade dos concursos a nível nacional e mundial, os 8 primeiros da geral após os primeiros 3 lançamentos, têm direito a fazer mais 3 lançamentos.

Sim, em todos os concursos de lançamentos, a regra é sempre o 3+3, quando compito no distrito de Portalegre, apenas me deixam fazer 3 lançamentos e sinto-me prejudicado. Adoro quando tenho direito ao top 8 e ter direito a lançar mais 3 vezes, odeio competições de apenas 3 lançamentos.

Um agradecimento ao José pela sua disponibilidade e votos de uma excelente época!