Vencer, bater recordes distritais e entrar no ranking nacional na melhor classificação possível.

Vencer, bater recordes distritais e entrar no ranking nacional na melhor classificação possível.

Entrevista a Miguel Miranda

Miguel Miranda é atleta da Academia José Jacob e tem 13 anos.

Dedicado essencialmente às provas de velocidade, barreiras e comprimento, é uma atleta dedicado, com objetivos definidos. Com 3 anos de formação conseguiu na época passada de 2020/21 os seus melhores resultados, chegando ao 2º lugar no ranking nacional de sub14 nos 60 metros barreiras, entre outras excelentes posições, como nos 60 metros, 150 metros, Comprimento, Quádruplo Salto, Triatlo Técnico.

 1- A época 2020/21, foi uma época de grande destaque para ti. Ganhaste inúmeras corridas, bateste vários recordes distritais, e chegaste ao 2º lugar do ranking nacional dos 60 metros barreiras, além de outros excelentes rankings. Como tens lidado com este sucesso, e esta grande exposição?

Eu tenho lidado bem e tento fazer mais e melhor

2- Depois de uma época anterior 2019/2020, muito afetada pela pandemia, julgavas ser possível conseguires estes resultados tão bons?

Ao princípio pensava que não, mas como treinei diariamente de forma séria durante a pandemia consegui alcançar estes resultados.

3- A que achas que se deve teres obtido estes resultados de grande destaque, nesta época 2020/2021?

Penso que se deve a nunca ter parado de treinar, mesmo em confinamento,  ter cumprido os treinos  definidos pelo meu treinador, José Luis Jacob,  e ao meu esforço  nos treinos e nas provas.

4- No inicio da época quais eram os teus objetivos?

Bater recordes distritais e entrar no ranking nacional na melhor classificação possível.

5- Ser atleta implica gerir muito bem o teu tempo, aulas, estudo, treinos, competições. Como organizas e conjugas todos as tuas atividades no dia a dia? Descreve um dia típico da semana e de fim de semana.

De manhã tomo o pequeno almoço e vou para a escola. Quando saio da escola vou para a casa e faço os trabalhos de casa e estudo. À tarde vou para o treino, quando venho do treino tomo banho e janto. As vezes estudo ou jogo na consola, e as 10:30 deito-me.
Nos fim de semana quando tenho prova levanto-me e preparo as coisas para a prova quando venho da prova chego a casa e descanso.

6- Em que prova (s) te sentes mais à vontade, e que gostas mais?

As provas que me sinto mais mais à vontade são as provas de velocidade, barreiras e comprimento.

7- Quantos treinos realizas por semana? Achas adequado?

Treino 4 ou 5 vezes por semana, e acho adequado

8- Em 2022 mudas de escalão, e passas a Iniciado (sub16). Quais os teus objetivos para 2022?

Os meus objetivos são continuar a bater recordes distritais,  entrar no ranking nacional das minhas especialidades que são barreiras e velocidade e comprimento e evoluir dia a dia.

9- Como descreves o apoio da tua familia, nomeadamente os pais, do teu treinador, para a tua carreira de atleta?

O apoio dos meus pais é muito boa porque me apoiam em tudo e dão-me as condições necessárias para treinar e ir às provas.
O apoio do meu treinador é muito importante porque me treina e me dá todo o apoio nas provas e nos treinos.

10- Finalmente que conselho darias aos jovens que desejam iniciar-se na prática desportiva, seja em que modalidade for?

Aconselho todos os jovens a praticar  desporto, já que  é essencial para o seu desenvolvimento, escolham o que mais gostam, e esforcem-se por aprender e evoluir.

Muito obrigado pela entrevista Miguel, a Academia José Jacob deseja-te uma excelente época de 2021/22, com muito sucesso,  felicidades e alegrias.