NACIONAL DE JUVENIS SUB-18 COM OLHOS POSTOS NO EUROPEU E NO FOJE

NACIONAL DE JUVENIS SUB-18 COM OLHOS POSTOS  NO EUROPEU E NO FOJE

Viana do Castelo receberá este fim-de-semana (sábado às 15 horas, domingo às 9 horas) o Campeonato Nacional de Juvenis, Sub-18, última oportunidade para obtenção das marcas de qualificação para o Europeu da categoria, a realizar em Jerusalém, entre 4 e 7 de julho, e uma das últimas relativamente ao Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), previsto para Banská Bysytrika, na Eslováquia, entre 24 e 30 de julho.

.

A Federação limita a 14 o número de atletas presentes no Europeu , e são já 15 aqueles que cumpriram as marcas de referência, e 16 no FOJE, que é destinado a atletas juvenis de 1º ano (nascidos em 2006) e iniciados de 2º ano (nascidos em 2007), sendo seis (apenas) aqueles que obtiveram até agora as marcas de referência… em vários casos mais exigentes que as do Europeu!… a seleção será composta por (8 masculinos e 8 femininos), pelo que a Federação fará uma repescagem para que esse número seja atingido. Cada país apenas poderá apresentar um atleta por prova.

O Nacional de Juvenis será importante para a definição das seleções. O Benfica sagrou-se campeão coletivo masculino e feminino na época passada, seguido da Juv. Vidigalense. Este inverno, o Benfica foi igualmente campeão de pista coberta, no setor masculino, enquanto a J. Vidigalense triunfou largamente no feminino.

.

Mais uma vez a Academia José Jacob, irá estar presentes com os seus 4 atletas deste escalão Sub-18, Guilherme Velez, José Silva, Matilde Feiteirona e Diana Camejo, todos conseguiram as ambicionadas marcas de qualificação para este Campeonato Nacional, e poderem estarem presentes, entre os melhores atletas nacionais da sua idade, e em diversas especialidades, e Guilherme Velez, Matilde Feiteirona e Diana Camejo todos de 2006,  fazem parte de uma restrita lista de atletas referenciados pela Federação Portuguesa de Atletismo, com possibilidade de integrarem a seleção nacional para o FOJE:
.
Apesar de todos terem marcas de qualificação em diversas especialidades, no momento da inscrição tivemos de ter em conta as especificidades de cada atleta, as provas onde irão apostar no sentido de chegar às medalhas, e às marcas de referência para o FOJE e Europeu,  horários, períodos de recuperação, e assim alguns atletas apesar de terem marca de qualificação não irão competir em todas as provas que poderiam.
.
𝗣𝗿𝗼𝘃𝗮𝘀 𝗮 𝗱𝗶𝘀𝗽𝘂𝘁𝗮𝗿 𝗽𝗲𝗹𝗼𝘀 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼𝘀 𝗮𝘁𝗹𝗲𝘁𝗮𝘀 𝟭𝟴, 𝟭𝟵 𝗝𝘂𝗻𝗵𝗼:
.
GUILHERME VELEZ — Dardo 700g, Disco 1,5kgs;
JOSÉ SILVA ———— Dardo 700g, Disco 1,5kgs, Peso 5kgs;
DIANA CAMEJO ——– Dardo 500g;
MATILDE FEITEIRONA – 100 metros barreiras.
.
𝗛𝗜𝗦𝗧Ó𝗥𝗜𝗔 𝗗𝗔 𝗔𝗖𝗔𝗗𝗘𝗠𝗜𝗔 𝗝𝗢𝗦É 𝗝𝗔𝗖𝗢𝗕 𝗡𝗢𝗦 𝗖𝗔𝗠𝗣𝗘𝗢𝗡𝗔𝗧𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗜𝗦 𝗗𝗘 𝗦𝗨𝗕-𝟭𝟴
.
O Campeonato Nacional de Sub-18 , é uma competição realizada no Verão ao AR LIVRE, e normalmente culmina a época deste escalão a nível de competições nacionais. Não é de todo uma novidade para os atletas da Academia José Jacob, que desde a sua fundação em Julho de 2018, têm marcado presença, De salientar que três atletas já são repetentes e conseguiram competir neste escalão, quando ainda eram Iniciados Sub16, casos de Diana Camejo, José Silva e Guilherme Velez.
.
𝟐𝟎𝟏𝟖/𝟐𝟎𝟏𝟗
Margarida Lameira – Lançamento do Peso 3 kgs ( 19º lugar – 9,76 metros)
.
𝟐𝟎𝟏𝟗/𝟐𝟎𝟐𝟎
Diana Camejo —–– Lançamento do Dardo 500g ( 9º lugar – 30,50 metros)
José Silva ————– Lançamento do Disco 1,5 kgs ( 11º lugar – 32,18 metros)
.
𝟐𝟎𝟐𝟎/𝟐𝟎𝟐𝟏
Guilherme Velez –– Lançamento do Dardo 700g ( 4º lugar – 53,03 metros)
Guilherme Velez —- Lançamento do Peso 5 kgs …( 14º lugar – 11,95 metros)
Diana Camejo ——–Lançamento do Dardo 500g ( 7º lugar – 33,38 metros)
José Silva ————–Lançamento do Peso 5 kgs ( 10º lugar – 32,58 metros)
José Silva ————–Lançamento do Disco 1,5 kgs ( 11º lugar – 12,47 metros)
.
Boa sorte a todos.
.

Como ver e acompanhar os Campeonatos Nacionais de Sub-18:

.

Informações, regulamento e lista de inscrições, AQUI.

.

Resultados em direto, AQUI.

.

Transmissão streaming da prova, AQUI.

.

Listas anuais (rankings), AQUI.

.
.
.
.