Nunca pensei que conseguiria obter estes resultados mas fico feliz por os ter obtido!

Nunca pensei que conseguiria obter estes resultados mas fico feliz por os ter obtido!

Entrevista a Beatriz Inácia

Beatriz Inácia é atleta da Academia José Jacob e tem 13 anos.

Dedicada essencialmente às provas de lançamentos, é uma atleta dedicada, com objetivos definidos. Com 3 anos de formação conseguiu na época passada de 2020/21 os seus melhores resultados, chegando ao 1º lugar no ranking nacional de sub14 no lançamento do peso 2 kgs, entre outras excelentes posições noutras especialidades de lançamentos como o Disco, Martelo e Dardo.

1- A época 2020/21, foi uma época de grande destaque para ti. Ganhaste inúmeras provas, bateste um recorde distrital, e chegaste ao 1º lugar do ranking nacional do lançamento do peso. Como tens lidado com este sucesso, e esta maior exposição? 

Tenho lidado com tudo isto de forma natural,  pois acho que não é porque ganharmos muitas competições que devemos achar que somos os melhores.

 2- Depois de uma época anterior 2019/2020, muito afetada pela pandemia, julgavas ser possível conseguires estes resultados tão bons?

Nunca pensei que conseguiria obter estes resultados mas fico feliz por os ter obtido.

3- A que achas que se deve teres obtido estes resultados de grande destaque, nesta época 2020/2021?

Acho que se deve ao facto de ser assídua aos treinos,  e á dedicação e empenho que coloco em cada treino, em cada exercício.

4- No inicio da época quais eram os teus objetivos?

Os meus objetivos não eram muito exigentes, simplesmente queria bater os meus recordes pessoais, mas nunca pensei que chegaria tão longe.

5- Ser atleta implica gerir muito bem o teu tempo, aulas, estudo, treinos, competições. Como organizas e conjugas todos as tuas atividades no dia a dia? Descreve um dia típico da semana e de fim de semana.

Num dia típico de semana em período de aulas, costumo começar as aulas às 8h00 da manhã,  depois da aulas vou para casa estudo mais ou menos 1:30 e depois é hora de ir para o treino, que leva em média 2.00h.  Já num fim de semana em que não temos provas é sempre um pouco melhor porque começo o dia a estar com a minha família depois á tarde costumo estudar e antes de dormir estou nas redes sociais e leio um pouco. Com provas depende da hora da prova mas é um dia diferente, e tento sempre estudar um pouco no final do dia pós competição.

6- Em que prova (s) te sentes mais à vontade, e que gostas mais?

As provas que me sinto mais à vontade são as de lançamentos, e as minhas preferidas são o lançamento do peso e o lançamento do dardo. 

7- Quantos treinos realizas por semana? Achas adequado?

Em período preparatório, ou pré-competitivo treino mais ou menos 6 dias por semana, em período competitivo faço 5 treinos por semana,  e acho que é o mais adequado para mim.

8- Em 2022 mudas de escalão, e passas a Iniciada (sub16). Quais os teus objetivos para 2022?

Os meus objetivos para 2022 são: lançar o novo peso de 3 kgs, a 9 metros , o novo disco (750g) chegar aos 18 metros e no novo dardo (500g) chegar aos 20 metros.

9- Como descreves o apoio da tua familia, nomeadamente os pais, do teu treinador, para a tua carreira de atleta?

O apoiou que os meus pais me dão é o melhor porque me incentiva a fazer o meu melhor, e o meu treinador também me dá um grande apoio e ajuda para fazer sempre o meu melhor.

10- Que conselho darias aos jovens que desejam iniciar-se na prática desportiva, seja em que modalidade for?

O meu conselho é que todos os jovens deviam praticar desporto com regularidade,  experimentar vários, e escolher uma modalidade em que se sintam motivados, gostem e possam ter sucesso, e organizar a sua vida para poderem ter sucesso quer na escola, quer no desporto.

Muito obrigado pela entrevista Beatriz, a Academia José Jacob deseja-te uma excelente época de 2021/22, com muito sucesso,  felicidades e alegrias.