O BALANÇO É SUPER POSITIVO. ULTRAPASSÁMOS TODAS AS EXPECTATIVAS!

O BALANÇO É SUPER POSITIVO. ULTRAPASSÁMOS TODAS AS EXPECTATIVAS!

José Jacob com balanço “super positivo”

A época ainda terminou há dias, mas José Jacob já olha para o futuro. Em entrevista concedida ao site do clube Academia José Jacob, registamos as opiniões de José Jacob, sobre a época desportiva finda de 2021/2022, as perspectivas para 2022/23, o estado atual do atletismo no distrito de Portalegre…

BALANÇO DE 2021/2022

“O balanço da época é extremamente positivo. Ultrapassámos todas as expectativas, a melhor de sempre”  foi assim que José Jacob, presidente  e responsável técnico  classificou a época que terminou recentemente.

Com quatro anos de existência, completados no dia 26 de Julho de 2022  o clube de Portalegre terminou a época com os seus atletas a conquistarem oito medalhas em Campeonatos Nacionais:

  • duas de 1º lugar por José Silva (Olímpico Jovem Nacional), e Madalena Barradas ( Megasprinter Nacional – Desporto Escolar);
  • quatro de 2• lugar, por Matilde Feiteirona (Campeonatos Nacionais Sub-18 pista coberta,  Guilherme Velez, (Campeonatos Nacionais de lançamentos Sub-18), Madalena Barradas e Liliana Anselmo, ( Megasprinter Nacional – Desporto Escolar);
  • duas de 3• lugar, por  intermédio de Guilherme Velez e José Silva, (Campeonatos Nacionais de Sub-18).                                                                    

4 medalhas nos Campeonatos do Alentejo de Pista:

-uma de campeão por Guilherme Velez,

-uma de vice-campeão por José Silva, e

-duas de vice-campeã por Matilde Feiteirona.

Além destes títulos, foram muitas as vitórias em Meetings Nacionais jovens, provas de Preparação e Campeonatos Regionais. Também a nível distrital e na pista, sagraram-se campeãs distritais Matilde Baião em Sub-16, e Matilde Feiteirona em Sub-18 além de outras excelentes classificações, e a Academia José Jacob foi 2ª classificada na Pista, embora em desvantagem, dado não ter tido as mesmas condições de outras equipas que puderam competir numa prova em que os nossos atletas não puderam competir, dado ser apenas para escalões a partir de Sub-18. Foram contabilizados 72 recordes distritais, desde o escalão de infantis s sub-14 ao escalão de absolutos,  e praticamente todos os atletas estão muito bem classificados nos rankings nacionais do seu escalão , inclusive em 1º lugar.

“Foi uma época muito positiva. O meu objetivo, o objetivo da Academia José Jacob, não é ocupar o tempo livre dos jovens, ou prestar uma atividade física regular, mas sim formar atletas, desde a base, gerir a sua formação desportiva, prestar as melhores condições técnicas/físicas possíveis aos jovens atletas, para que aprendam, evoluam e atinjam os melhores resultados, de forma a que possam no futuro, ter a opção de serem atletas de alto rendimento, explorando todo o seu potencial” disse José Jacob  que salientou que “só assim é possível resultados de excelência e discutir os pódios a nível nacional ”.

Entre outros resultados, o conjunto de Portalegre viu três dos seus atletas ( Guilherme Velez, Diana Camejo e Matilde Feiteirona), serem pré-selecionados para representar Portugal no FOJE (Festival Olímpico da Juventude Europeia), que decorreu na Eslováquia no passado mês de Julho.

A NOVA ÉPOCA 2022/2023

“Na próxima época não nos vamos desviar das nossas ideias… que passam por continuar a intensificar e consolidar a Academia José Jacob como uma escola de formação de atletas,  um clube de referência a nível nacional, no que à formação diz respeito. Vamos lutar por títulos nacionais Sub-18 na pista, individuais. Vamos reforçar alguns setores e o grande objetivo é ter a Academia José Jacob com o maior número de atletas a competir nos Campeonatos Nacionais, sejam Sub-18, ou Sub-16, privilegiando a qualidade em detrimento da quantidade.”

O PROJETO ACADEMIA JOSÉ JACOB

A Academia José Jacob é o resultado de vários anos na área do desporto. “Durante 20 anos trabalhei e geri um ginásio em Portalegre (Jacobis Gym) um trabalho que tinha uma forte componente desportiva/formativa e trabalhei com vários atletas, de vários desportos. É essa paixão que me leva a avançar com a Academia José Jacob. Um clube dedicado inteiramente ao Atletismo, olhado em Portalegre muitas vezes como um desporto menor, mas repleto de grandes histórias, de grandes campeões e de lutas diárias.
A Academia José Jacob não é uma utopia…a ideia tem muitos anos, foi ganhando raízes ao longo do tempo, desde 2013, ano em que iniciei o atletismo com um grupo-equipa do desporto escolar, na minha escola de sempre, o Agrupamento de Escolas José Régio, e a falta na cidade de Portalegre de um clube verdadeiramente formativo de qualidade, que dê destaque ao Atletismo, à formação dos atletas, reforçou-a. Por isso, com o apoio do amigo Francisco Raimundo, um entusiasta do desporto, nasceu a Academia José Jacob. A reação não podia ser mais positiva e em pouco meses/anos conseguiu ganhar o seu espaço. Hoje é um clube referência de formação de atletas. Porque queremos fazer a diferença não estamos à espera que as coisas aconteçam, queremos mais, queremos dar a voz aos protagonistas, visibilidade aos atletas, à sua formação, aos seus resultados.”

“O ATLETISMO NO DISTRITO É MUITO POBRE!”

Como é o atletismo no distrito de Portalegre?

“Portalegre, o distrito de Portalegre, vive um momento de grande inflexão na modalidade, no que vinha sendo a sua trajetória antes da pandemia.  A pandemia foi a principal responsável mas não só, e não explica tudo. No meu entender a fraca quantidade e qualidade organizativa de provas no distrito, a reduzida prática e atividade dos clubes, o número extremamente baixo de atletas filiados e treinadores credenciados, a fraca dinâmica da associação de atletismo de Portalegre refletida numa quase inexistente divulgação e promoção da modalidade, também são responsáveis, e a modalidade perdeu protagonismo e interesse, também a concorrência de outras modalidades desportivas essencialmente o futebol é hoje muito forte, e rouba muitos jovens ao atletismo, atraídos por ilusões que depressa se desvanecem.”

A PRIMEIRA PROVA ORGANIZADA PELA ACADEMIA JOSÉ JACOB

“Pela primeira vez organizamos uma competição, foi o 1º Tornio de Salto em Altura Jovem Indoor, prova que decorreu em Fronteira,  no dia 23 de Abril, com o apoio da Câmara Municipal de Fronteira, e ajuizada pela AADP. Correu muito bem, teve muita adesão, embora não tenha sido incluída no circuito de pista da AADP, nem aproveitada como Campeonato distrital de Salto em Altura, algo que nos entristeceu até porque a AADP não organizou nenhuma prova do tipo e assim não existiu Campeonato Distrital de Salto em Altura Indoor, em 2021/2022.”

A APOSTA NO ATLETISMO

“Neste momento em todo o distrito de Portalegre, posso afirmar com toda a segurança que praticamente só a Academia José Jacob, aposta a sério na modalidade, nomeadamente na formação,  competindo em todo o país, e nas principais competições que realizam em Portugal para os jovens.  Estamos a assistir a um verdadeiro desastre, com níveis baixíssimos de jovens atletas a praticar a modalidade, e claro o nível competitivo é demasiado fraco, quase inexistente, com resultados muito pobres, facto que nos leva a competir quase em exclusivo em competições de associações distritais com outro nível competitivo. Uma trajetória que terá consequências graves nos próximos anos, porque sem formação quer em quantidade, quer em qualidade não à modalidade que resista, e se possa renovar. É muito negro o futuro da modalidade no distrito! Todos os clubes perderam muitos atletas, Tenho visto e lidado com jovens atletas que abandonaram o atletismo, ou o meu grupo de treino atrás de promessas e ilusões, mas nenhum conseguiu vingar, afirmar-se ou evoluir, e para a maioria, o abandono do atletismo ou do desporto, foi a consequência lógica de tomada de decisões erradas.”

QUEM VESTE A CAMISOLA É POR AMOR E CARINHO…”

O que mais o surpreendeu esta temporada? “O que mais surpreende no clube, mas isso é a nossa marca, é o espirito de companheirismo entre todos os atletas,  e familiares”, disse José Jacob, que salientou que “vestir a camisola da Academia José Jacob é algo diferente, sentir que faz parte de um grupo muito especial, onde todos estão alinhados com as minhas/nossas ideias, os mesmos objetivos.… Quem veste a camisola da Academia José Jacob, é um atleta na sua plenitude, e isso para mim, como presidente/treinador, é um orgulho. Isso é o que mais me surpreende porque esse sentimento está acima de todos os resultados”.

“A FORMAÇÃO É A NOSSA BANDEIRA”

A Academia José Jacob é para já, um clube focado para a formação de atletas, das categorias jovens, mas José Jacob não esconde o desejo de um dia ter equipas nos escalões séniores, produto da formação.
“Neste momento a Formação é a nossa bandeira… temos Infantis, iniciados e Juvenis, o que não quer dizer que não possam surgir mais jovens”, disse aquele responsável, que adiantou: “mas ainda não temos as condições técnicas/humanas para apostar na Formação a larga escala, como gostaria, e já tive de dizer não a receber jovens interessados em frequentar a Academia muitas vezes,  vamos ver o que nos reserva o futuro.”

“QUANDO SE FAZ O QUE SE GOSTA…”

Tem sido fácil formar a equipa, tendo em conta que não existiram apoios à atividade desportiva nos 4 anos que leva o clube, e também passamos por uma pandemia que limitou tudo e todos durante dois anos?

“Quando se faz o que se gosta, tudo se torna mais fácil, contudo a falta de condições materiais para o treino do setor de lançamentos, e não só, a falta  de um transporte para as provas, a falta de apoio financeiro que tivemos durante estes 4 anos foi o mais difícil e mais complicado de gerir, e só com o apoio incondicional dos pais dos atletas foi possível levar o clube para a frente e competir em todo o país. Felizmente que as coisas têm vindo a mudar,  para além do transporte (carrinha de 9 lugares) adquirido recentemente em meu nome pessoal, e que coloquei ao serviço do clube, e na próxima época 2022/2023 podermos finalmente contar com algum financeiro do Município de Portalegre, da Junta de Freguesia da Ribeira de Nisa e Carreiras”, do IPDJ, e a compreensão e sensibilização do Municipio de Portalegre, para a aquisição e  renovação de alguns equipamentos na pista de atletismo, do Estádio Eduardo de Sousa Lima, bem como a hipótese de poder surgir um espaço para podermos treinar os lançamentos, começamos a vislumbrar a luz ao fundo do túnel e acredito que a próxima época nos trará grandes alegrias e resultados de topo. Estou a tentar fazer parcerias com várias instituições para que ambas as partes saiam beneficiadas, sabemos o nosso valor e sabemos que a nossa imagem pode vender qualquer sponsor”, afirmou José Jacob. “

FORMAS DE CATIVAR E AGRADECER AOS PARCEIROS

“Neste projeto, procuro  encontrar formas originais de cativar e agradecer aos parceiroa, como acontece com o site www.academiajosejacob, sitio que mostra e apresenta toda a atividade da Academia José Jacob, o que é, o que faz, os seus atletas, os resultados, as noticias, a estatística, site que apresenta também e mostra os nossos parceiros. Também a publicidade na carrinha, nas publicações nas redes sociais, e nos equipamentos é uma forma de agradecer. Uma palavra de agradecimento ao Municipio de Portalegre, GR Publicidade, Agrupamento de Escolas do Bonfim, Felizmente Plant Based, e Sunwarrior Portugal pelo apoio desde o 1º dia.

Apesar de parada a época do Atletismo, José Jacob, continua a trabalhar no sentido de preparar a próxima época, e projetar o clube cada vez mais alto.

“INICIO DA PRÓXIMA ÉPOCA”

Sendo a  próxima época a mais importante, a próxima é sempre a mais importante, qual a data de início  prevista?

“ Tudo está a ser trabalhado de forma a que dia 5 de Setembro possamos regressar às pistas e iniciar o nosso trabalho que se pretende ser de grande impacto  e com grandes objetivos em mente!”

2022/2023 está a chegar, só podemos esperar trabalho, muito trabalho, foco, dedicação, que os resultados com certeza irão aparecer.

“Resta-me agradecer especialmente ao meu grupo de treino desta época 2021/2022, que foi enorme:

Sub-18:

Matilde Feiteirona, Diana Camejo, Guilherme Velez, José Silva,

Sub-16:

Matilde Baião, Beatriz Inácia, Liliana Anselmo, Miguel Miranda,

Sub-14:

Madalena Barradas, Inês Carvalhinho, Juliana Cachiço, Cecília César, Elisa Jacob, Raphael David, Xavier Paixão,

Sub-12:

Raquel Miranda

Veteranos:

Paulo Gandum, Francisco Raimundo. ” 

José Jacob

Presidente

Academia José Jacob

Dados estatisticos 2021/2022: