Festival Olímpico da Juventude Europeia 2022 (FOJE)
Guilherme Velez, Diana Camejo, e Matilde Feiteirona faltou muito pouco!
A cidade eslovaca de Banska Bystrica acolhe, entre 24 e 30 de julho, a 16ª edição do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE). Marcarão presença cerca de 2500 atletas e um total de 3600 participantes, de 48 países. O programa desportivo será composto por 10 modalidades e decorrerá em 13 instalações desportivas. A edição inaugural deste evento, que tradicionalmente se disputa de 2 em 2 anos, ocorreu em Bruxelas, Bélgica, em 1991, tendo a sua 4ª edição sido organizada em Lisboa, no ano de 1997 e a última no ano de 2019, em Baku, Azerbaijão. Por motivos relacionados com a Pandemia de Covid 19, este evento previsto para 2021 foi adiado por um ano. De forma a manter a regularidade do evento, a próxima edição será já em 2023, em Maribor, Eslovénia.
.
Esta competição, criada pelos Comités Olímpicos Europeus, é o maior evento mulidesportivo para jovens no contexto do Velho Continente e foi concebido para divulgar os valores e ideais estabelecidos na Carta Olímpica, assim como educar e motivar para a prática desportiva e estilos de vida saudáveis. É, assim, um ponto de encontro de jovens desportistas de todos os países europeus.
.
Portugal apresentará um total de 63 atletas, em 80 eventos de medalhas, de 8 modalidades – Andebol, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica, Judo, Natação e Ténis. A enquadrá-los estarão 30 oficiais, entre treinadores, elementos de equipas técnicas e médicas, bem como da Chefia de Missão.
.
Esta é uma edição onde, nas modalidades em que não são impostos processos de qualificação para a sua participação, Portugal apresenta uma delegação com o mesmo número de atletas masculinos e femininos. De destacar o apuramento da equipa masculina de Andebol, depois de uma inédita qualificação, por via do 6º lugar do Campeonato da Europa de Sub-19, em 2021.
.
Portugal participará em todas as modalidades possíveis, com exceção de duas, o Voleibol e Basquetebol, onde não conseguimos qualificar-nos. Apesar de sabermos que todos os atletas procurarão as melhores posições que lhes forem possíveis, mais do que a conquista de medalhas ou de classificações relevantes, o principal objetivo passa pela superação das suas referências anteriores, pela procura das suas melhores marcas pessoais ou do incremento da qualidade das suas prestações em relação ao passado. E acima de tudo, desfrutar de uma experiência de única de excelência desportiva em contexto internacional que, seguramente, os ajudará a crescer, no futuro, perspetivando uma carreira de alto rendimento desportivo.
.
Portugal participa no ATLETISMO (16 atletas), e a Academia José Jacob teve 3 atletas , Guilherme Velez e Diana Camejo, no lançamento do Dardo, e Matilde Feiteirona nos 100 metros barreiras, pré-convocados de um grupo de 45 atletas SUB-18 para serem apenas 16 atletas escolhidos. Infelizmente os nossos 3 atletas não integraram a seleção final de escolhidos, mas tudo fizeram e bastante trabalharam para conseguir um lugar nesta representação portuguesa, facto que muito nos orgulha, e nos deixa confiantes em relação ao futuro, e continuaremos a trabalhar para que já no próximo ano 2023 na Eslovénia possamos ter atletas em representação de Portugal, e de Portalegre.
Boa sorte para todos.