A Academia José Jacob tem motivos para sorrir. Pela primeira vez a Academia José Jacob , Portalegre e o atletismo portalegrense, vêm dois dos seus atletas, serem convocados para representar Portugal numa competição internacional.
A Federação Portuguesa de Atletismo convocou Guilherme Velez e Diana Camejo para o TORNEIO IBÉRICO DE SUB-18 que se realiza no dia 19 de Julho em Leiria, no estádio Magalhães Pessoa, competição que integra um quadro completo das diversas disciplinas do Atletismo, em que os melhores atletas portugueses irão defrontar os melhores atletas espanhóis do escalão de Sub-18.
Guilherme Velez e Diana Camejo, foram ambos convocados para representar Portugal na disciplina de Lançamento do dardo, especialidade onde ambos se sagraram campeões nacionais, Sub-18, no passado fim de semana de 17,18 Junho em Sobreda-Almada, recaindo sobre eles a confiança e a esperança de defenderem as cores nacionais ao mais alto nível. Este é um momento de extrema importância para a Academia José Jacob, o desporto portalegrense e o atletismo em particular, num ano que tem sido fantástico para as nossas cores, que e apesar de todas as limitações e falta de apoios consegue gerar atletas campeões nacionais, agora próximos de cumprir a sua primeira internacionalização, ao serviço de Portugal.
A realidade portalegrense
Portalegre não dispõe de um espaço, um setor de lançamentos dedicado, ou sequer um corredor em tartan, com zona de queda de engenhos relvado, para os atletas poderem treinar. O único relvado na cidade de Portalegre, onde os nossos atletas habitualmente treinam, não dispõe de corredor de dardo, nem sequer os atletas estão autorizados a lançar para o dito relvado, estando limitados a usar as faixas laterais e o espaço atrás de uma baliza.Tudo nisto numa cidade onde e apesar de contar com a melhor pista de atletismo do distrito de Portalegre, todo o apetrechamento está envelhecido e deteriorado, a necessitar urgentemente de substituição, num clube que apenas conta para realizar as suas atividades, treinos, competições, com um muito reduzido apoio financeiro da autarquia portalegrense, obrigando os pais dos atletas, o treinador, a suportar praticamente todo o esforço de desenvolvimento da atividade, e apetrechamento para que os seus filhos e atletas, possam praticar a sua modalidade preferida com as condições mínimas para tal.
Resumo histórico
Recuando um pouco no tempo, recordamos que os dois atletas treinados desde sempre pelo professor José Jacob, iniciaram a prática desportiva do atletismo, na Escola Básica José Régio. Diana Camejo iniciou em setembro de 2016, ano letivo 2016/2017, poucos dias após o inicio do ano letivo, no 5º ano de escolaridade, depois das primeiras aulas de Educação física, com o professor José Luis Jacob, passando a integrar o grupo-equipa de atletismo do desporto escolar da escola, grupo a cargo do professor José liderava, bem como o clube de atletismo da Escola Básica José Régio (EBJR), clube que se encontrava filiado na Associação de Atletismo de Portalegre. Na época seguinte 2017/2018 acompanhou o professor José Jacob, num novo projeto, que o mesmo criou na Casa do Benfica em Portalegre, tendo representado este clube, nessa época, seguindo na época seguinte em 2018/2019 para o atual clube, a Academia José Jacob, depois do professor José Jacob, ter fundado a Academia José Jacob, em Julho de 2018. Já Guilherme Velez, teve um percurso muito parecido com a única diferença de ter iniciado a prática desportiva do atletismo , um ano mais tarde, em 2017, época 2017/2018, estava já no 6º ano de escolaridade, na mesma turma de Diana Camejo, e já na Casa do Benfica de Portalegre (CBPRT), seguindo tal como a Diana Camejo, para a Academia José Jacob na época seguinte 2018/2019.
2023 ano impar e fantástico para a AJJ e o atletismo portalegrense
O ano de 2023, ficará decerto na história da Academia José Jacob, e na memória de todos os que têm acompanhado o trabalho e resultados dos nossos atletas. Um ano em que comemoramos 5 títulos nacionais, nos 60m barreiras femininos em pista coberta (1), e no lançamento do dardo masculino (3) e feminino (1), um ano em que conquistámos no total 10 medalhas nacionais, 5 de ouro, 2 de prata, 3 de bronze. Nunca tal tinha sucedido. Se o ano anterior 2022, já tinha sido muito bom, com a conquista de 5 medalhas, das quais um titulo nacional no lançamento do peso (masculino), duas medalhas de prata nos 60m barreiras (femininos), e lançamento do dardo (masculino), e duas medalhas de bronze no peso masculino, e dardo masculino, no ano de 2023 conseguimos duplicar o total de medalhas ganhas, o que eleva o nosso patamar medalhístico para níveis muito altos. E a cereja em cima do bolo, surge agora com a convocatória para dois dos nossos atletas, representarem a seleção nacional. Um grande feito que nos deixa a todos muito orgulhosos.
Participações e Títulos em Competições Nacionais.
Os dois atletas detêm já uma experiência e palmarés invejável, no que diz respeito a participações, e medalhas de àmbito nacional, fator que atesta todo o seu investimento e dedicação séria ao atletismo, como poderemos apreciar nos quadros seguintes:
Muitos Parabéns aos atletas e treinador, pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo destes anos de formação, articulação e conciliação carreira desportiva/formação académica, e aos pais pela confiança, no trabalho desenvolvido pela AJJ, apoio e orientação acertada, sempre a pensar nos interesses dos filhos e no seu futuro no desporto, salvaguardando a sua aprendizagem e progressão futura.
Desejamos óptimos treinos até à competição e uma excelente estreia com bons resultados para as primeiras internacionalizações, destes fantásticos atletas, ao serviço da seleção de Portugal.