Decorreu na nave coberta de Alpiarça no dia 24 de Fevereiro de 2019, o torneio Inter-Associações de Triatlo Técnico, para Infantis, Iniciados e Juvenis, que contou com a presença das seleções de Portalegre, Évora, Beja, Castelo Branco, Setúbal e Santarém. Em representação seleção da Associação Distrital de Atletismo de Portalegre, estiveram 3 atletas da Academia José Jacob, a infantil Matilde Feiteirona, e os juvenis Margarida Lameira e André Paiva, que assim pela primeira vez integrou atletas da Academia numa prova inter-seleções distritais.
No escalão de Infantis, e apenas neste escalão, a prova de Barreiras 0,76, habitual nesta competição, foi substitída pela corrida de 60 metros, facto que desvirtuou a competição, uma vez que o Triatlo Técnico habitual , pretende ser uma prova mais técnica, que privilegia o apuro técnico dos atletas, e como tal apenas integra provas de cariz mais técnico, e que inclui além da prova de barreiras, o lançamento do peso e o salto em comprimento. Assim os atletas com maior capacidade e melhor qualidade nas barreiras acabaram por ser prejudicados, uma vez que a organização do Torneio optou neste escalão por uma prova não tão técnica e assim favorecer outras Associações que não a de Portalegre, que contava neste escalão de Infantis com duas atletas muito fortes nas barreiras (Matilde Feiteirona e Ana Cardoso), e teriam concerteza grande hipóteses de conseguir uma boa pontuação e assim vencer.
MATILDE FEITEIRONA obteve a 7ª posição final conseguindo um novo recorde distrital na prova de 60 metros, com a marca de 8,79″, a 2ª melhor das 12 atletas em competição, melhorando o anterior recorde distrital que era pertença exatamente da colega de seleção Ana Cardoso com a marca de 9,12″. Obteve no total 1257 pontos a apenas 98 pontos do 2º lugar, apesar de as provas de salto em comprimento (3,95 metros) e Lançamento do Peso (7,07 metros), terem ficado longe das suas melhores marcas.
MARGARIDA LAMEIRA, que partiu como uma das favoritas ao pódio no escalão de Juvenis, conseguiu o 5º lugar final , entre as 11 participantes, com a marca de 1499 pontos, também novo recorde distrital, substituindo o anterior pertencente à colega de equipa Catarina Ribeiro que tinha como melhor 1371 pontos. Como parciais obteve 11,23″ nas barreiras, 1,35m no salto em altura e 10,16 metros no lançamento do peso, todas as marcas bastante distantes das suas melhores, e que assim a impediram de conseguir chegar ao pódio.
ANDRÉ PAIVA, também juvenil foi 7º classificado entre os 8 atletas presentes com a marca de 1178 pontos melhorando a sua melhor marca de 1099 pontos nesta disciplina. Teve como parciais 10,53″nos 60 metros Barreiras, 8,60m no lançamento do peso 5kg, e saltou 1,42m na altura.
Entre as 6 seleções presentes a Associação de Portalegre, ficou no 6º lugar com 6632 pontos.
Parabéns a todos.