A grande festa do atletismo juvenil chega sempre em maio, com a realização do Torneio Nacional Olímpico Jovem. A competição, que este fim de semana 18,19 de maio se desenrolou em Lagoa, foi mais uma grande festa da juventude, e do atletismo.
O evento que acontece em ano olímpico (Paris’2024), teve como base a cidade de Lagoa, cidade que o recebeu pela quarta vez, tendo como patronos dois atletas, olímpicos, que passaram por este torneio: Rui Silva e Naide Gomes.
O programa desportivo teve o seu início durante a tarde de sábado, , mas tudo tem o seu início mais cedo, com o tradicional desfile de seleções a percorrer as principais ruas de Lagoa, desde o Parque da Rodoviária até ao Auditório Municipal Carlos do Carmo, a partir das 10h20. As seleções serão acompanhadas pelos patronos, com uma banda de música a liderar o trajeto.
Recorde-se que o Torneiro Nacional Olímpico Jovem teve o nome de DN Jovem até 1993, contando com o patrocínio do jornal Diário de Notícias. Na 1.ª edição, em 1983, participaram apenas as associações de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, num programa com três provas para infantis e sete para iniciados. Em 1984, já participaram também Aveiro, Coimbra, Faro e Porto e o número de provas para infantis duplicou (6). Em 1985, foram já 16 as associações participantes. E, em 1986, entraram as quatro últimas: Bragança, Castelo Branco, Açores e Madeira. Entre 1983 e 1993, a competição foi destinada a iniciados e infantis. Em 1989 registou-se uma mudança de idades nos escalões femininos, igualando os masculinos (um ano mais velhos até então). A partir de 1994, os juvenis substituíram os infantis e entre 1998 e 2000 a competição foi extensiva aos juniores. Desde o seu início, já foram batidas cerca de 70 melhores marcas nacionais de escalão nesta competição.
Entre as vinte seleções distritais de atletismo presentes, a Associação de Portalegre, apresentou-se com um grupo muito jovem, essencialmente iniciados sub16, uma vez que o programa de provas, contempla na sua totalidade o programa de provas deste escalão, mas também contou com alguns Juvenis Sub-18, já que também se disputaram algumas provas deste escalão etário.
Entre os cerca de 700 atletas presentes, estiveram os nossos três atletas Elisa Jacob, Raphael David e Surya Conde, todos iniciados Sub16 de 1º ano, que assim se estrearam na competição, e puderam viver um momento mágico nesta emblemática competição atlética voltada para a juventude em formação.
Elisa Jacob competiu nas provas de Lançamento do dardo 500g, no sábado e nos 300m, no domingo, conseguindo em ambas as provas melhorar os seus recordes pessoais.
No lançamento do dardo 500g, destaque para a excelente marca obtida de 26,37 metros, bem acima do seu recorde pessoal (24,94 metros), marca que a posicionou no 7º lugar final da competição muito embora ter estado no 5º lugar bem até ao fim, quando viu duas adversários no 4º e ultimo ensaio, e que lançaram de pois de si, superarem a sua marca por pouco, e assim descer para o 7º lugar. A marca conseguida confirma a marca de qualificação pedida para o Campeonato Nacional de Sub16, e ficou a 63cm da marca de qualificação para o Campeonato Nacional de Sub18, Foi um excelente concurso realizado em que bateu o seu recorde pessoal por duas vezes, já que no 4º e último lançamento conseguiu 25,94m.
Domingo pelo final da manhã, correu os 300 metros melhorando também o seu recorde pessoal ao correr a distância em 49,17″, (antes 50,45″), que lhe deu o 3º lugar na série 1, e o 16º lugar entre todas as atletas.
Raphael David competiu sábado no lançamento do Martelo 4 kg, fazendo no seu melhor lançamento 11,29 metros, sendo 17º na geral.
No domingo esteve no lançamento do dardo 600g , e com 17,38 metros ficaria na mesma posição na geral o 17º lugar.
Surya Conde, esteve em competição apenas no domingo onde conseguiu também boas prestações.
Iniciou com os 100 metros barreiras finalizando em 3º lugar na série 1, com 20,74″ v:+1,4m/s, novo recorde pessoal, (antes 20,98″), e foi 16º na geral.
Algum tempo depois competiu no Lançamento do Disco 1kg, prova em que se estreou , conseguindo 10,15 metros, ocupando a 18ª posição final.
A seleção de Portalegre terminou no 18º lugar com 228 pontos.
Parabéns aos nossos três atletas, e a todos os outros que estiveram presentes em representação da Associação de Atletismo de Portalegre, que assim levaram um pouco do nosso atletismo, do nosso distrito, até junto de todo o pais.
Esperamos que esta estreia em competições de nível nacional, possa ser o inicio de um bom futuro para os nossos atletas, que se motivem e continuem a trabalhar, para aprender, evoluir e assim se tornarem melhores atletas e pessoas.
Uma palavra de conforto para a nossa atleta Beatriz Inácia que apesar de convocada não pode estar presente devido a um acidente recente num treino, que a impossibilitou de se deslocar a Lagoa.
Terminou o 41º Torneio Nacional Olímpico Jovem, o próximo é já em 2025, e á que trabalhar muito para o próximo ser ainda mais risonho.
A Academia José Jacob agradece o apoio de:
Câmara Municipal de Portalegre
Junta de Freguesia de Ribeira de Nisa e Carreiras
IPDJ
Selenis / Evertis
A MatosCar
GR Publicidade
Jornal Alto Alentejo
Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre2