Elisa Jacob foi segunda classificada ontem, 30 de maio de 2024, na III edição da Taça Passo Vite , competição que decorreu na Pista de Atletismo de Almeirim, uma competição que contou com duas centenas de atletas, de 13 clubes, de 7 Associações distritais de atletismo de todo o país, e decorreu em grande ambiente, e excelente organização da Secção de atletismo da Associação 20 km de Almeirim.
Esta competição que vai na sua 3ª edição, depois de 2013 , e 2014, voltou após 10 anos, e o clube organizador, promete voltar já no próximo ano, para a 4ª edição, com data já anunciada de 19 de junho de 2025.
A competição que decorreu em moldes bastante interessantes e motivadores para os clubes/atletas, foi um excelente momento de promoção do atletismo, e da juventude, que passou um dia muito feliz e de grande animação.
Nas edições anteriores, a organização contou com atletas internacionais como padrinhos de prova e desta feita não foi diferente. Em 2013 foi Tiago Marto e 2014 Rui Silva, o padrinho da III Taça Passovite 2024 foi João Vitor Oliveira, internacional português nas provas de barreiras altas, mais conhecido como João da Barreira.
A Academia José Jacob, não pode apresentar a sua equipa coletiva, de sub16, dada a impossibilidade de dois atletas que se encontram em recuperação, e assim apenas a nossa atleta sub16, Elisa Jacob competiu por amabilidade da organização (Secção de atletismo da Associação 20km de Almeirim, obrigado Daniel Leandro), na prova de salto em altura.
A prestação da nossa atleta foi muito positiva, saltando 1,40 metros, não conseguindo igualar a marca de 1,45 metros, que fez em Vendas Novas dia 25 de maio, contudo foram várias as condicionantes que não permitiram que tal acontecesse. Desde logo o muito calor que se fez sentir ao longo do dia, que acabou por prejudicar o estado fisico e emocional, a hora que a prova acabou por se iniciar, sendo que agendada para as 18,15h, mas não foi possivel cumprir, o horário, dado o elevado número de atletas participantes no evento em geral, o que complicou a preparação/aquecimento, para a prova. Além disso e tendo em conta o hora tardia de inicio, cerca das 20,15h, o sol encontrava-se já numa posição muito baixa e por detrás do colchão de queda, isto é de frente para as atletas, o que tornou a corrida de balanço e o salto muito complicados de fazer, situação extensiva a todas as atletas que acabaram por ter a vida muito complicada neste concurso. Elisa Jacob juntamente com outras três atletas, passou o 1,40 metros, e assim foram quatro a tentar saltar 1,45 metros. Das quatro atletas em prova, apenas uma atleta o conseguiu, tendo as restantes três, entre as quais a e Elisa terminado a prova com a mesma marca de 1,40 metros. Perante estas condicionantes foi muito boa a sua prestação.
Contudo a Elisa fez o que estava o seu alcance e saiu com uma marca que é a sua segunda melhor, e promete outros bons voos para o futuro.
Muitos Parabéns.
A Academia José Jacob agradece o apoio de:
Câmara Municipal de Portalegre
Junta de Freguesia de Ribeira de Nisa e Carreiras
IPDJ
Selenis / Evertis
A MatosCar
GR Publicidade
Jornal Alto Alentej