Guilherme Velez recentemente coroado Campeão Nacional de Sub18, no Lançamento do dardo 700g, vê agora o seu esforço compensado, com o seu nome a figurar entre os melhores da Europa e do Mundo.
Com o final do mês de Fevereiro, e os campeonatos nacionais dos paises europeus realizados, bem como os principais campeonatos dos restantes continentes realizados, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Worldathletics, e a European Athletics, apresentaram os rankings nacionais , mundiais e europeus, e é com bastante satisfação vermos o nosso atleta Guilherme Velez constar das listas dos melhores atletas da Europa e do Mundo do escalão de Sub18.
Assim o atleta nº1 de Portugal, é o 13º melhor atleta europeu, e o 16º melhor mundial, com a marca que conseguiu em Vagos de 58,72 metros.
O treinador José Jacob, explicou um pouco do programa traçado:
“A minha programação para o Guilherme e restantes juvenis, com quem estou a trabalhar, apontou para dois momentos de forma, Fevereiro e Junho/Julho, que coincidem os Campeonatos Nacionais de lançamentos longos de Inverno, e os Campeonatos Nacionais de Sub18 e o Torneio Ibérico de Sub-18.
No caso dos lançadores, apostei no treino como factor base, na sua qualidade, e escolha criteriosa dos momentos competitivos (apenas dois) antes do Campeonato Nacional, ( final de Outubro e inicio de Fevereiro), de forma a que pudesse avaliar o estado da preparação e ajustar o treino, a base de todo o programa, para conseguir os resultados desejados. Felizmente o Guilherme cumpriu e respeitou na integra todo o programa, quer os treinos, diários aos quais foi sempre assíduo, quer os dois únicos momentos competitivos, que programei. Foi assim fácil conseguir bons resultados com o atleta, já que tudo funcionou na perfeição. Sabemos que nem sempre é fácil e certo as coisas funcionarem a 100%, mas quando temos um atleta empenhado, dedicado, cumpridor, que segue o programado sem se desviar do caminho, confiando plenamente no trabalho realizado com o treinador, tudo se torna mais fácil. Foi assim que desta forma foi conseguida a forma que no dia 26 de fevereiro em Vagos nos trouxe o título nacional, com novo recorde pessoal e distrital, e agora estar entre a elite europeia e mundial. Da minha parte só posso agradecer a confiança manifestada, e desejar que assim possa continuar, porque sem confiança e respeito mútuo nada funciona.” Um exemplo para todos!
A Academia José Jacob agradece também todo o apoio prestado, pelas entidades que nos apoiam, bem como a articulação que também os pais souberam ter e conseguir para tornar este sucesso possível.
Ranking Mundial Sub18 – Lançamento do Dardo 700g