A nossa atleta foi a grande vencedora do Heptatlo de Iniciadas sub-16, prova integrada no Torneio Atleta Completo, prova que acabou por realizar de forma inesperada, já que estava inscrita e preparada para fazer o Heptatlo de Juvenis sub-18, mas que à última hora e por opção da organização, acabou por fazer a de Iniciados sub-16. A prova realizou-se no complexo desportivo Fernando Mamede de Beja nos dias 1 e 2 de abril de 2023.
Madalena Barradas, venceu destacada o Heptatlo com 3902 pontos, marca que supera em muito o anterior recorde distrital que se encontrava em posse de uma atleta também treinada no passado pelo professor José Jacob com 3130 pontos, pese embora o azar que teve na prova de lançamento do dardo, que não correu como o esperado, e prejudicou a atleta, impedindo que atingisse uma pontuação bem acima dos 4000 pontos.
A prova iniciou-se sábado dia 1 com os 80 metros barreiras, prova feita sem treino especifico para esta distância, já que toda a sua preparação foi feita para fazer os 100 metros barreiras sub-18. Mesmo assim a Madalena venceu a prova em 12,96″, conseguindo assim um novo recorde distrital que estava em 13,36″ na posse de uma atleta que até à bem pouco tempo representava a Academia José Jacob.
A segunda prova foi o salto em altura, prova que também venceu com 1,45 metros, novo recorde pessoal da atleta, que realizou saltos bem acima desta barra, mas que na altura de 1,50 metros não correram como os anteriores. Fica o registo e a marca de qualificação para o campeonato nacional de sub-18.
O 1º dia de provas terminou com o lançamento do dardo 500g, e aqui a Madalena Não foi feliz, ao lançar longe nos dois lançamentos iniciais, mas com o juiz a considerar ambos nulos, por contato com a relva sem o bico deixar marca. Restava-lhe um terceiro lançamento que foi feito apenas para marcar alguns pontos, e os 14,31 metros conseguidos, foram o possível neste contexto de alguma ansiedade e nervosismo perante a possibilidade de fazer 3 nulos. Foi apenas o 3º melhor lançamento da prova.
Ao fim do 1º dia contabilizava 1498 pontos, e liderava a prova confortavelmente.
O segundo dia de provas, domingo de manhã iniciou-se com mais um momento de nervosismo e tensão já que a partida foi adiada por 4 vezes dado a pistola falhar consecutivamente. Dada a partida após 4 tentativas falhadas, era já visível o desconforto dos atletas e a grande ansiedade que apresentavam. Foi neste contexto que a Madalena correu os 80 metros em 10,45″ batendo o seu recorde distrital de 10,46″, e e venceu de novo.
Seguiu-se o salto em comprimento que venceu, e de forma a não desgastar a atleta foi decidido pelo professor José Jacob e a atleta, esta fazer apenas dois saltos. Assim e depois de um salto inicial a 5,02 metros, marca que já era recorde distrital absoluto, e de todos os escalões etários de iniciadas para cima, a atleta realizou um segundo salto a 5,06 metros, terminando ali o concurso, prescindindo do 3º salto, passando os 5,06 metros a constituir o recorde distrital de Iniciadas sub-16, juvenis sub-18, juniores sub-20, sub23 e absolutos.
De seguida a 6º prova, foi o lançamento do peso, tendo a nossa atleta vencido com conseguido 9,48 metros.
Faltava então a derradeira prova os difícies e complicados 800 metros, com a Madalena Barradas a liderar a competição com 3372 pontos.
No final venceu também os 800 metros com uma nova melhor marca pessoal de 2.43,85″, e com os 530 pontos conseguidos, alcançou os 3902 pontos, marca que passa então a constituir o novo recorde distrital de Heptatlo de Iniciadas sub16, e uma das melhores marcas nacionais do ano e de sempre, mesmo com o precalço na prova de lançamento do dardo.
Ficam então 8 novos recordes distritais amealhados, recorde pessoal e marca de qualificação para o campeonato nacional de Sub-18, no salto em altura, e boas indicações para as provas futuras.
Parabéns à atleta e treinador.