Com o início da nova época ouvimos o responsável e fundador da Academia José Jacob, Professor José Jacob, sobre o lançamento da nova época, objetivos, e estado do Atletismo em geral, e do atletismo portalegrense em particular.
AJJ – Esta nova época iniciou-se com os Treinos de Captação, algo que a A Academia José Jacob, nunca tinha feito, nem nenhum clube de Portalegre. Que motivos levou a que o clube tenha promovido e aberto aos jovens portalegrenses os Treinos de Captação?
José Jacob: Efetivamente esta época iniciou-se com os Treinos de Captação, algo que nunca tinhamos feito desde a nossa fundação em 26.07.2018. Sentimos que era necessário mexer com o marasmo em que o atletismo portalegrense se encontra, com a quase inexistência de projetos aliciantes e de qualidade, de formação de novos atletas, tentando assim relançar o futuro da modalidade , trazendo novos atletas para a modalidade, e inverter o atual estado de coisas, inverter a queda acentuada de praticantes jovens de à uns anos a esta parte.
AJJ – A que se deve a queda de praticantes de que fala?
José Jacob: O Atletismo portalegrense viveu no passado excelentes momentos, com muitos e valorosos atletas, que em grande parte na área do fundo e meio fundo, levaram a modalidade a um nivel muito bom, essencialmente no escalão de séniores, já que na área da formação a modalidade foi sempre das mais pobres a nível nacional, com poucos praticantes, e sem grandes resultados técnicos. Contudo e desde que me debrucei mais sobre a modalidade em 2014, e iniciei projetos de formação de jovens, primeiro na Escola Básica José Régio, depois na Casa do Benfica de Portalegre em 2017 e finalmente na Academia José Jacob em 2018, tenho assistido a uma modalidade que tarda em se desenvolver, sem clubes verdadeiramente criados de raiz para a prática do Atletismo, quase sem técnicos com formação na área para trabalhar com os jovens, sem dirigentes interessados e com formação, sem uma associação distrital que consiga desenvolver a modalidade, que consiga catapultar o atletismo para patamares diferentes, que consiga enfim dar um rumo ao atletismo, que crie e ponha em ação um projeto de desenvolvimento para o distrito, um projeto que seja mobilizador, agregador e que promova os seus clubes, atletas, treinadores, e a modalidade, que a torne conhecida e aliciante, que os jovens adiram e desejem praticar, e finalmente e falo do que conheço, o reduzido apoio que o Municipio de Portalegre dá aos clubes para desenvolverem o trabalho, tão nobre, que diariamente fazem.
Neste sentido e tentando também por em prática a missão da Academia José Jacob, levar o atletismo a cada vez mais atletas, decidimos abrir este ano os treinos de captação, nos meses de setembro e outubro, tentando assim conseguir mais praticantes, descobrir novos talentos e ajudar a elevar o nivel da modalidade no distrito, tentando assim dar ao atletismo de Portalegre um futuro mais risonho.
AJJ – Qual tem sido a resposta dos jovens, na adesão aos Treinos de Captação?
José Jacob: Estou muito satisfeito, os treinos decorrem em bom ritmo, a adesão dos jovens aos treinos tem sido boa, e com apenas duas semanas de prática, mais que duplicámos o número de atletas filiados em relação à época anterior. Mas como sou ambicioso quero mais, o clube quer mais, e vamos continuar o esforço no mês de outubro para que mais jovens venham experimentar o atletismo, e assim possamos ter mais jovens atletas praticantes e consigamos dar um novo futuro à modalidade.
AJJ – Como se processam os treinos?
José Jacob: Os treinos decorrem na pista de atletismo do Estádio Eduardo de Sousa Lima, em Portalegre de 2ª a 6ª feira, e contam com a presença de todos os nossos atletas, inclusivamente os mais conhecidos e campeões nacionais, como são o caso do Guilherme Velez e Diana Camejo, que acompanham os jovens recém chegados, dando-lhes muito apoio e fazendo-os sentir importantes, e bem integrados, num grupo que sempre soube receber, e que são referências pra os mais jovens. Todos os jovens dispõem de duas semanas para treinarem, sem compromisso, testarem as suas capacidades, conhecer a modalidade, o grupo, o treinador, o ambiente, mostrarem o seu talento e só depois decidem se ficam e integram a escola de formação da Academia José Jacob. Basta aparecer nos treinos e estaremos ligados para sessões de treinos divertidas, aliciantes e de grande satisfação.
AJJ – Este é portanto um ano importante e decisivo para o futuro do atletismo no clube, e até mesmo no distrito?
José Jacob: Sem dúvida, um ano decisivo, procuramos que seja um ano de viragem, um ano de sucesso, não só no clube, mas também no distrito, e porque não dizer também em Portugal. No nosso clube temos objetivos de aumentar significativamente o número de atletas praticantes, temos a ambição de continuar a estar presentes nas principais provas nacionais, a estar nos pódios os campeonatos nacionais, onde temos tido desde a nossa fundação participações de excelente nível, nos Sub16, sub18, sub20, sub23, séniores e Veteranos, como atestam os 3 títulos de campeão nacional, Sub18, além dos títulos de vice-campeão e de 3ºs lugares, bem como títulos nos Campeonatos do Alentejo, e Regionais, e em representação da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre. A nível distrital e nacional também é grande a expetativa de mudança para um melhor atletismo é grande já que vamos ter eleições quer na Associação de Atletismo de Portalegre, em dezembro, e na Federação Portuguesa de Atletismo., já no mês de outubro Enfim prevejo e desejo uma melhor época 2024/2025, a todos os níveis.
AJJ: Finalmente uma palavra para os pais, que conselhos, que argumentos tem o atletismo e a Academia José Jacob, para os incentivar e inscrever os seus filhos no atletismo na Academia José Jacob.
José Jacob: Os pais têm sido um elo muito importante, com os jovem, com o clube, e têm ajudado imenso em levar para a frente o nosso projeto, É muito importante a prática desportiva dos jovens, e não à modalidade mais completa que o atletismo, que desenvolva quer fisicamente, quer mentalmente os jovens do que o atletismo. Se aliarmos isso a uma boa integração, a um bom grupo de trabalho, com resultados desportivos excecionais, treinador conhecedor e certificado, clube dedicado e ambicioso teremos concerteza jovens felizes, motivados e trabalhadores, quer no desporto quer na vida académica.
Quando queremos que um filho nosso pratique uma determinada modalidade penso que devemos ter em conta alguns fatores: Desde logo, a criança/jovem é que deve escolher a
modalidade a praticar e não os pais. A vida de desportista exige muitos sacrifícios, temos de fazê-los por gosto e não por obrigação. Ter em mente que o clube a representar não é im-
portante. O atletismo é um desporto individual e o fulcro de tudo é o treinador.
Escolher um treinador com formação (cédula profissional de treinador atualizada) , com resultados e experiência profissional, ou um professor de Educação Física é obrigatório.
Treinar não é só diversão, é também agressão ao organismo. Só alguém com formação académica, profissional e moral adequada deve interferir com a saúde dos nossos filhos.
Deixe o seu filho divertir-se no desporto que escolheu. Dar o seu melhor e divertir-se devem ser
os únicos dois objetivos no início da carreira desportiva de um jovem. Ganhar deve ser uma consequência do trabalho realizado, nunca um objetivo.
Apoie incondicionalmente o seu filho/a no desporto que escolheu. É essa a função dos pais, mas
faça o mesmo no que diz respeito à vida escolar. Desporto e bons resultados escolares devem caminhar de mão dada. É possível conciliar os estudos, em qualquer fase em que estes se encontrem, com o desporto. É uma questão de gestão do tempo e vontade para prescindir das coisas que não são necessárias. Temos vários exemplos de atletas que têm uma carreira internacional no atletismo e que simultaneamente se licenciaram em medicina. Ainda recentemente o nosso atleta Guilherme Velez, campeão nacional de lançamento do dardo sub18, acabou de ser distinguido como o melhor aluno do seu curso no ano letivo 2023/2024.
Temos de impedir que os jovens abandonem o desporto precocemente. O desporto a “sério” inicia-se com a vida adulta, até aí estivemos só a preparar/ensinar o jovem para ter mais hipóteses de sucesso no futuro.
Finalmente, o desporto ensina valores para a vida. Organização, método, abnegação,
gestão do tempo, espírito de equipa e sacrifício, saber ganhar, saber perder, confrontar-se com os seus limites e treinar para superá-los, etc. Identi- fique-os, reforce-os em casa junto dos seus filhos e pratique-os dando o exemplo.
AJJ: Obrigado pela sua entrevista, e reflexão muito acertiva dos objetivos da Academia José Jacob, e objetivos para o atletismo portalegrense. Boa sorte apara a nova época.
José Jacob: Obrigado por poder partilhar os meus objetivos e reflexões, e não queria deixar de terminar agradecendo a todos os atletas e pais, que me têm dado a sua confiança, desejar a todos boa sorte para a nova época, e uma palavra muito especial para os parceiros e patrocinadores da Academia José Jacob, que ao longo destes quase 7 anos, nos têm apoiado, destacando os que atualmente nos apoiam. MUITO OBRIGADO.
A Academia José Jacob agradece o apoio dos nossos dedicados parceiros em 2024, desejando que possamos continuar, a trilhar o nosso caminho de sucesso em 2024/2025.
Câmara Municipal de Portalegre
Junta de Freguesia de Ribeira de Nisa e Carreiras
IPDJ
Selenis / Evertis
A MatosCar
GR Publicidade
Jornal Alto Alentejo