DUAS FINAIS, DOIS 5º LUGARES NA 2ª JORNADA DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-18

DUAS FINAIS, DOIS 5º LUGARES NA 2ª JORNADA DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-18

Viana do Castelo acolheu este fim-de-semana (18 e 19 de junho), no Estádio Municipal Manuela Machado, os Campeonatos Nacionais Sub-18. Depois de uma primeira jornada, sábado dia 18, que terminou com a obtenção de duas medalhas de bronze, a segunda jornada, revestia-se também de grande expetativa  para a Academia José Jacob, com a presença de Matilde Feiteirona nos 100 metros barreiras, Diana Camejo no lançamento do dardo 500g, e José Silva e Guilherme Velez no lançamento do Disco 1,5kg. Em termos de resultados, a 2ª jornada foi algo prejudicada pela chuva, que chegou a ser forte, nomeadamente as provas de 100 metros barreiras e lançamento do disco.

.

Matilde Feiteirona , apesar de qualificada para os 100 metros, e por opção técnica, não participou , reservou-se para domingo para os 100 metros barreiras. Ausente do país na semana destes campeonatos,  sem poder treinar, descansar, e alimentação adequada à sua condição de atleta, bastante fatigada, foi a primeira a entrar em ação nos 100 metros barreiras, na eliminatória 2, terminando em terceiro lugar com 15,80″,  conseguindo o primeiro objetivo, ser qualificada para a grande final que se disputou cerca de duas horas depois.

A final foi disputada sobre um um autêntico dilúvio, com a chuva a inundar a pista e as atletas sem conseguirem ver bem as dez barreiras que tinham pela frente, terminando todas com marcas bem acima do que tinham conseguido nas eliminatórias.  Foi com estas condições que Matilde Feiteirona correu terminando no 5º lugar com a marca de 16,38, depois da primeira classificada ter sido desqualificada por falsa partida, não detetada pelo juiz de partidas, no momento.  Julgamos que a prova deveria ter sido adiada até as condições metereológicas melhorarem, já que a integridade física dos atletas foi bastante posta em causa, tendo uma atleta inclusive ter escorregado, caído e não ter conseguido terminar a prova.

A prova de Lançamento do disco 1,5kgs foi parada  várias vezes, e interrompida, devido à forte chuva que se verificou, durante toda a prova, com os resultados a serem bastante prejudicados. Foi o caso dos nossos dois atletas  José Silva e Guilherme Velez, que nestas condições não conseguiram aproximar-se das suas melhores marcas .

José Silva foi 9º classificado com 32,50 metros, e Guilherme Velez foi 15º com 25,41 metros.

Diana Camejo teve a honra de encerrar a nossa prestação nestes Campeonatos Nacionais, ao competir na prova de lançamento de dardo 500g. A nossa atleta que se estado a treinar muito limitada sem poder lançar com o seu braço habitual desde o último Campeonato Nacional sub-18, disputado  em Vagos a 9 de abril, devido a lesão tentou esquecer as dores e teve como melhor lançamento, o 1º , com 33,38 metros, marca que apesar de tudo lhe garantiu o 5º lugar final, numa prova em que se tem podido lançar sem limitações, facilmente teria ido ao pódio.

Coletivamente e com apenas 4 atletas, dois de cada sexo, a classificação da Academia José Jacob, foi bastante positiva com a equipa feminina a terminar em 28º lugar  (16 pontos), entre 71 equipas que conseguiram pontuação, e 18º lugar ( 26 pontos) entre 83 equipas classificadas.