Os meus objetivos para 2022 são subir ao pódio nos campeonatos nacionais e ter mínimos para ir ao FOJE na Eslováquia.

Os meus objetivos para 2022 são subir ao pódio nos campeonatos nacionais e ter mínimos para ir ao FOJE na Eslováquia.

Entrevista a Diana Camejo

Diana Camejo é atleta da Academia José Jacob e tem 15 anos.

 É uma jovem atleta dedicada, com apetência para as provas de lançamentos. Tem objetivos definidos, é concentrada e totalmente focada em conseguir sempre melhorar os seus resultados. Confiante, no seu trabalho e no que pode alcançar, tem dominado os rankings nacionais desde o escalão de infantil, e é a 2a melhor infantil de sempre no lançamento do dardo 400g em Portugal. Iniciou-se no atletismo  à 5 anos, era no momento estudante do 5º no na Escola Básica José Régio em Portalegre, com o seu  treinador  desde sempre, Prof. José Jacob.  O futuro é cheio de objetivos ambiciosos e dada a dedicação da atleta só pode ser glorioso.

1- A época 2020/21, foi uma época de grande destaque para ti. Ganhaste inúmeras provas, batestes recordes distritais, participaste nos campeonatos nacionais de lançamentos longos, nos campeonatos nacionais sub18, foste vice-campeã nacional de lançamento do dardo, no Olimpico Jovem Nacional sub16, e terminaste o ano no 2º lugar do ranking nacional do Lançamento do Dardo além de outras excelentes classificações noutras especialidades. Como analisas os teus resultados nesta época passada 2020/2021?

A época 2020/21, foi uma época diferente, porque com o COVID-19 todos nós atletas estivemos muito tempo sem competições, apenas a treinar, logo sem poder aplicar o trabalho que é realizado ao longo do ano, e aferir resultados, daí entender que podia ter feito marcas melhores marcas ainda, mas o país esteve um pouco parado e acabou por me prejudicar.

2- Depois de uma época anterior 2019/2020, muito afetada pela pandemia, julgavas ser possível conseguires bons resultados em 2021?

Na verdade, esperava, e esperava conseguir um pouco mais, pelo que não fiquei muito surpreendida com os meus resultados, porque sei o que trabalhei, durante todos estes últimos anos.

3- A que achas que se deve teres obtido estes bons resultados ?

Nada se consegue sem esforço, foco e trabalho. Claro que se deve ao meu trabalho, ao do meu treinador e os meus pais que estão sempre presentes e me acompanham.

4- No inicio da época quais eram os teus objetivos?

Os meus objetivos na época passada, eram fazer 40 metros no lançamento do dardo, 10 metros no peso e 30 metros no disco. Apenas consegui no peso,  mas estou a trabalhar arduamente, todos os dias para conseguir chegar onde quero,  farei os possíveis e os impossíveis para os alcançar e superar, e embora sendo dificil acredito que conseguirei e será sempre a aumentar.

5- Ser atleta implica gerir muito bem o teu tempo, aulas, estudo, treinos, competições. Como organizas e conjugas todos as tuas atividades no dia a dia? Descreve um dia típico da semana e de fim de semana.

Durante a semana (de 2 a 6ª feira) tento não faltar a nenhum treino. Logo que termino as aulas vou a casa equipar-me e vou para o treino. Nas 2ª e  5as feiras a seguir ao treino,  tenho explicações. Nos fins-de-semana estudo durante o tempo livre, adianto as coisas da escola, nosconsigo ir às provas porque aproveito o tempo das aulas para estudar e adiantar as coisas da escola, e o resto do meu tempo livre dedico ao atletismo.

6- Em que prova(s) te sentes mais à vontade, e que gostarias de evoluir mais no futuro?

Sem dúvida que onde me sinto mais à vontade é no lançamento do dardo, e vou trabalhar para que seja o meu futuro.

7- Quantos treinos realizas por semana? Achas adequado?

Realizo 6 treinos por semana, tento não faltar a nenhum, pois nunca é demais.

8- Em 2022 mudaste de escalão, para Juvenil sub18. Vai ser um ano de provas muito importantes, além dos CNacionais sub18, vão acontecer os campeonatos da Europa sub18 e o Festival Olimpico da Juventude Europeia (FOJE). Quais os teus objetivos para 2022?

Os meus objetivos para 2022 são subir ao pódio nos campeonatos nacionais e fazer marca de qualificação para  mínimos para ir ao FOJE na Eslováquia.

9- Como descreves o apoio da tua familia, nomeadamente os pais, do teu treinador, para a tua carreira de atleta?

São os melhores, fazem de tudo para que eu alcance os meus objetivos e acreditam que consigo, quando eu mesma possa não acreditar, o que nunca aconteceu, pois se não formos nós a acreditar em nós próprios, quem vai ser?

10- Finalmente que conselho darias aos jovens que desejam iniciar-se na prática desportiva, seja em que modalidade for?

ndependentemente da idade de cada um, penso que nunca se deve desistir de um sonho e se esse sonho é praticar algum desporto, então nunca será tarde. Nunca é tarde para praticar desporto e se nos empenharmos nada é impossível. Como uma pessoa de família me disse quando iniciei este percurso, e eu nunca esquecerei, guardo e guardarei esta frase para sempre comigo, nos treinos choramos, nas provas rimos!

 

Muito obrigado pela entrevista Diana, a Academia José Jacob deseja-te uma excelente época de 2021/22, com muito sucesso,  felicidades e alegrias